PUBLICIDADE

Fonte :: victoria p. for Adobe Stock

Receita tradicional de Baumkuchen

Adoro fazer bolos nas noites frias de inverno, e o meu favorito absoluto é sempre o tradicional Baumkuchen. A calma concentrada que advém da disposição do bolo em camadas e a adição quase meditativa de cada camada individual fazem do Baumkuchen um verdadeiro deleite para todos os sentidos - especialmente quando o comemos, claro.

PUBLICIDADE

Ingredientes

porções
16
  • 250 g manteiga Adicionado a
  • 250 g açúcar Adicionado a
  • 1 Beliscar sal Adicionado a
  • 1 vagem de baunilha Adicionado a
  • 6 Ovos Adicionado a
  • 150 g Farinha Adicionado a
  • 150 g Farinha de milho Adicionado a
  • 1 Colher de chá fermento em pó Adicionado a
  • 7 colher de sopa Rum Adicionado a
  • 200 g compota de alperce Adicionado a
  • 250 g chocolate amargo Adicionado a
PUBLICIDADE

Procedimento

150 min.
1. Etapa

Para recriar o Baumkuchen alemão, comece por bater a manteiga até ficar bem cremosa. Utilizo sempre um processador de alimentos para este efeito, mas um braço forte e uma batedeira também servem.

2. Etapa

Em seguida, adicione gradualmente o açúcar, o sal e as sementes da vagem de baunilha. Por experiência própria, é importante certificar-se de que cada ingrediente está completamente incorporado antes de adicionar o seguinte.

3. Etapa

Agora os ovos entram em ação. Bata-os na mistura, um de cada vez. Espere pelo próximo ovo até que o anterior esteja completamente misturado.

4. Etapa

Misture a farinha, a farinha de milho e o fermento em pó e depois peneire para a mistura em duas porções. Mexa bem após cada adição.

5. Etapa

Agora divida a massa em duas tigelas e misture o rum numa das metades.

6. Etapa

Agora é altura de cozer. Necessitará de uma forma especial para Baumkuchen ou, como eu faço, de uma forma de mola que possa retirar brevemente após cada cozedura. Alternar entre uma fina camada de massa de rum e uma fina camada de massa de baunilha na forma e cozer cada camada separadamente sob o grelhador do seu forno até ficarem dourados. Isto requer um pouco de tempo e paciência, mas o resultado vale absolutamente a pena.

7. Etapa

Quando o bolo tiver arrefecido, barre-o com o doce de alperce e, por fim, verta o chocolate derretido por cima. Se quiser, pode também colocar maçapão entre as camadas. É assim que eu faço sempre no Natal.

8. Etapa

Depois de cozido, deixe o Baumkuchen arrefecer completamente e deixe-o repousar durante a noite antes de o servir. Divirta-se a cozinhar e a apreciar esta maravilhosa peça de arte de pastelaria alemã.

Reels

Novo

Categorias principais

Sobremesa

542 receitas

Pastelaria

190 receitas

Bebidas

70 receitas

Cozedura

687 receitas

Carne

43 receitas

Pequeno-almoço

184 receitas

Almoço

774 receitas

Jantar

714 receitas