PUBLICIDADE

Fonte :: Pixabay: SBZUS

Hummus de couve-flor fácil e cremoso com especiarias

Esta receita de Húmus de couve-flor é uma variação fantástica do tradicional molho do Médio Oriente.

PUBLICIDADE

Ingredientes

porções
5
  • 1 Couve-flor de tamanho médio, cortada em floretes Adicionado a
  • 4 tbls De azeite, repartido Adicionado a
  • 5 dentes De alho, picado Adicionado a
  • 2 tbls tahini Adicionado a
  • Sumo de um limão Adicionado a
  • 14 Taça De água Adicionado a
  • Sal a gosto Adicionado a
  • Opcional para decorar: um punhado de salsa, uma pitada de paprika ou um fio de azeite adicional Adicionado a
PUBLICIDADE

Procedimento

40 min.
1. Etapa

Comece por cozer a vapor os floretes de couve-flor até ficarem tenros. Normalmente, isto demora cerca de 15 minutos, mas mantenha-se atento. O objetivo é não os cozer demasiado ou então ficarão demasiado moles e perderão a sua doçura natural.

2. Etapa

Quando a couve-flor estiver cozinhada, deixe-a arrefecer durante cerca de 10 minutos. Este é um passo crucial que muitos tendem a saltar, mas é essencial porque colocar a couve-flor quente num processador de alimentos pode criar uma textura desagradável.

3. Etapa

Enquanto a couve-flor arrefece, aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira em lume médio e salteie os alhos picados até ficarem dourados. Este passo confere uma agradável profundidade de sabor ao húmus; prefiro-o a utilizar alho cru, que por vezes pode ser demasiado forte.

4. Etapa

Em seguida, num processador de alimentos, misture a couve-flor cozida a vapor, o alho salteado, o tahini, o sumo de limão, as restantes 2 colheres de sopa de azeite e 1/4 de chávena de água. Misture até ficar homogéneo. Dependendo do seu gosto pessoal, pode querer adicionar mais tahini para ficar mais rico, ou mais sumo de limão para ficar mais saboroso. O húmus tem tudo a ver com equilíbrio, por isso sinta-se à vontade para ajustar a receita como desejar.

5. Etapa

Quando a mistura estiver macia e cremosa, tempere com sal a gosto. A chave para um bom húmus é temperar bem. O objetivo é realçar todos os belos sabores.

6. Etapa

Por fim, transfira o seu húmus para uma tigela de servir. Para decorar, pode ser criativo - eu gosto de adicionar um pouco de paprica, salsa picada e um fio de azeite para dar um toque extra.

Últimas receitas

Últimas receitas

Reels

Novo

Categorias principais

Pastelaria

193 receitas

Sopas e caldos

157 receitas

Piza

29 receitas

Rábano

12 receitas

Almoço

822 receitas

Pratos de carne

399 receitas

Saladas

95 receitas

Pequeno-almoço

191 receitas

Jantar

756 receitas